janeiro 31, 2009

O sorriso... sinal de comunhão.

O sorriso tem em si um tal potencial que é capaz de provocar em nós essa vontade necessária da comunhão.
Afirmar que o sorriso é sinal de comunhão, é dizer que é sinal... Ou seja, ele tem um significado profundo, pois de facto a noção de sinal (signum) aponta para o mistério, para uma compreensão que nos ultrapassa na compreensão do simples quotidiano... preenchido de tantos "sinais".
O sinal indica uma presença, um estar...
Aí, o sorriso é de facto, não só aquela profundidade que não compreendemos totalmente (pois só quem sorri sabe ao certo porque o faz e com que sentido!), como também é essa presença de que todos precisamos...
Precisamos para quê?
Simples...
Parar vivermos em COMUNHÃO..... Sim, para nos unirmos e reunirmos, para nos convidarmos, para nos fazermos qualquer coisa nos outros. O sorriso tem essa extraordinária capacidade de transpor situações, contextos e momentos complexos, estranhos, presos na convenção social da relação, para nos pôr numa posição de procura do outro, na posição de quem se quer encontrar e ser encontrado...
Quantas vezes o sorriso não é a introdução à "quebra do gelo" entre desconhecidos? Quantas vezes não sorrimos para obter do outro alguma confiança, para daí partirmos para a aventura (por vezes arriscada, e até frustrada!) da relação interpessoal?
Na minha vida foram mais as vezes que conquistei a atenção de pessoas através do sorriso, do que por palavras ou por outra forma qualquer...

Qualidades? Não. :)

Apenas um sorriso...

2 comentários:

  1. Sim, não foram certamente as tuas qualidades que me cativaram (chato, gordo, feio, baixo, magro..) lOl tou a brincar...

    Sim,quanto ao sorriso tens razão Lol agora quanto às qualidades... olha que elas também ajudam... e não estou a ser selectivo, apenas realista. Basta veres que gostas de falar comigo! lol (um sorriso viste?!)

    Estou a brincar, como sempre... mas acho que sorriram ao ler este comentário, ou então pensaram "pohhh mas que gajo convencido" :)

    Sou eu mesmo! (não o convencido, mas o que te fez sorrir ou pensar) :D

    Abraços sorridentes

    ResponderEliminar
  2. "O sorriso tem essa extraordinária capacidade de (...) nos pôr numa posição de procura do outro..."

    Desculpa a liberdade que tomei de pegar no teu texto... mas achei a frase absolutamente maravilhosa! Muito obrigada pela partilha que fazes das tuas reflexões!
    E de facto, o sorriso é um instrumento inato que todos nós temos ("à mão de semear") para facilitar a aquela que muitas vezes é uma tarefa difícil mas necessária: a tarefa de socializar, de interagir... de conquistar e de ser conquistado!! Já utilizei o meu sorriso (instrumento) muitas vezes... :-)

    Abraço... sempre a sorrir!

    ResponderEliminar

«Faz-me sorrir: surpreende-me!»

Related Posts with Thumbnails