janeiro 25, 2009

O que me faz sorrir??

Sentei-me finalmente para escrever sobre o sorriso, mas sem saber muito bem o que escrever... o meu problema é sempre começar!

Então resolvi este problema da forma mais simples, e neste caso adequada: a sorrir!!

E depois parei a pensar: afinal de contas o que me faz sorrir, o que faz as pessoas sorrirem??

De facto, há várias coisas que me fazem sorrir, por exemplo... a primeira coisa que me lembro são as crianças – sempre que observo uma criança, por muito pequena que seja, ela consegue sempre com que eu esboce um sorriso, mesmo sendo uma criança que passa por mim na rua tem em mim este efeito (dou muitas vezes por mim a sorrir para crianças que eu nunca vi, e que provavelmente não voltarei a ver)... Porquê? Não sei... sorrio e... muitas vezes recebo um sorriso de volta, ou quanto muito um olhar mais atento da criança, ou até uma frase de quem acompanha a criança, do género: “olha... é a menina!”, que por vezes entende o motivo que me levou a sorrir, e retribui com um sorriso também!! É incrivel o que as crianças conseguem fazer!! São fenomenais, talvez as maiores “geradoras” de sorrisos do mundo!! No entanto, o seu sorriso também me faz pensar... (acho que fica para uma próxima partilha).

Mais coisas que me fazem sorrir?? Encontrar alguém conhecido... acho que antes de qualquer palavra ou cumprimento dou sempre um sorriso, mas claro que aqui podem entrar várias questões sobre os sentimentos que tenho em relação a essa pessoa... o sorriso acho que sai sempre, pode é ser mais ou menos emotivo, mais ou menos espontâneo e sincero, mas sai! E agora vocês podem perguntar porquê sorrir só porque sim? Também não sei... talvez tenha aprendido a ser assim, não sei, mas prometo que um dia destes vou averiguar. Mas por vezes com pessoas desconhecidas também sorrio... acrescento sempre um sorriso aos famosos “desculpe”, “por favor”, “obrigada”, “bom dia”, “com licença”... descobri que quando somos simpáticos as coisas resultam melhor, pelo menos na maioria das vezes!!

Existem mesmo muitas coisas que me fazem sorrir: lembrar-me de histórias engraçadas, momentos bem passados ou pessoas queridas, estar com os meus sobrinhos, ler um bom livro, ver uma paisagem daquelas que ficam na memória, brincar com os meus cães,atender um telefonema de alguém querido e que já não ouço há algum tempo, chegar à praia no primeiro dia de férias, concluir uma tarefa programada, ler uma mensagem bonita ou divertida, ver fotografias antigas, receber uma surpresa agradável... tanta coisa!!

De facto, é fácil descobrir o motivo do sorriso, o que nos faz sorrir, mas ainda tenho de descobrir porque é estas coisas têm em nós este efeito... isto de começar a reflectir dá nisto, nunca mais paramos!!

E agora para vocês: o que vos faz sorrir??

Boa semana... sempre a sorrir!!

:-)

2 comentários:

  1. Olá Susana!
    Que grande post =)
    A verdade é que conseguiste reunir a maior parte das coisas que me fazem sorrir também!

    Depois há pequenas palavras que, sempre que são ditas... geram um sorriso! Se me falam em "Shalom" (O nome do meu movimento de jovens), em "Cristo", em Terapia Ocupacional (o meu curso), em ajudar os outros... Vem logo um sorriso!

    Sempre que sinto que sinto a presença de Deus, sempre que vejo simplicidade e verdadeira beleza (por aí...), sempre que vivo momentos únicos, sempre que está presente a ajuda e amizade por alguém, sempre que tenho paz... Sorrio!

    Isto dá muito que falar...

    Obrigada por nos fazeres pensar nisto, Susana =)

    Beijinhos,
    Fátima.

    ResponderEliminar
  2. Olá!!
    De facto, acho que podemos resumir tudo apenas numa ideia principal: se nos sentimos felizes, bem connosco próprios, com os outros e em Deus... é fácil sorrir e fazer sorrir os outros!! :-)

    Abraço... sempre a sorrir!

    Susana

    ResponderEliminar

«Faz-me sorrir: surpreende-me!»

Related Posts with Thumbnails