março 27, 2009

O sorriso de Maria.... aquela que está no seio da Trindade...

Ainda se lembram daquele texto acerca do sorriso da Trindade??? :)

Pois é. No dia 25 deste mês, na Solenidade da Anunciação, voltei a recordar essa intuição trinitária do Homem como o sorriso da própria Trindade. Mas, na homília desse dia de festa, o Reitor lá de casa apresentou um novo dado à minha compreensão acerca da Trindade.
Dizia ele que Maria também se encontra no centro da Trindade... Bem, para mim foi como que acordar e compreender esta novidade. De facto, através do Sim (Fiat mihi secudum verbum tuum), Maria assumiu transportar consigo toda a Trindade. Uma vez indivisa, a Trindade está sempre una em todo o lugar. Deste modo, se Jesus é Filho de Deus e Deus também, então conSigo também está presente o Pai e o Espírito Santo, força criadora, genesíaca, que permitirá o acontecimento da Encarnação. Podemos assim dizer que Maria assume ter em si mesma a Trindade, e deste modo, podemos pensar na Trindade que a habita de forma plena através do Nascimento de Jesus. Por outro lado, também Maria se encontra no seio da Trindade, pois ela é escolhida para ser essa Arca da Aliança para transportar Deus para o meio do Povo, e como tal torna-se de tal forma única pela sua opção e doação que também ela participa, na sua humanidade, da acção da Trindade, no que respeita à presença de Deus no meio do Seu povo. Pois tal como Jesus é mediação entre o Homem e Deus, também Maria é medianeira entre Deus (pela Encarnação do Filho) e o Homem.

Quando Maria acolheu no seu seio a presença de Deus, ela tomou por todos nós aquele sorriso único, capaz de, ao transportar consigo o Salvador, abarcar consigo toda a humanidade. Nela, temos a maior expressão daquele sorriso que somos todos nós enquanto criação divina.
Quando Maria recebeu o Anjo, na Anunciação do que viria a acontecer em si, só pode sorrir perante a sua vida humilde e ter uma intuição da presença divina no meio do Mundo...

1 comentário:

  1. O exemplo de Maria para mim é dos mais bonitos que pode haver, a sua humildade, entrega, ... não sei como era, mas o seu sorriso devia de ser lindíssimo, com uma paz, enfim, não posso começar a falar de Maria senão perco-me.. é mesmo... linda! =D

    Obrigada Duarte por me avivares a memória =D

    Um abraço a sorrir!**

    ResponderEliminar

«Faz-me sorrir: surpreende-me!»

Related Posts with Thumbnails