outubro 27, 2009

Sorrir?? Sempre...

Diz-se por aí que "Sorrir é o melhor remédio!"... Mas a verdade, é que por muito que queiramos acreditar nisso, há sempre alturas na nossa vida em que de facto não nos apetece nada sorrir...
Mas se isto é verdade, também é verdade que vale sempre a pena tentar... hoje de manhã, no caminho para o trabalho, a iniciar o dia com pouca vontade de sorrir - talvez por ser cedo, talvez por estar a passar uma fase atribulada... - ouvi no rádio aquela música que esteve no início do nosso blog: "Always look on bright side of life"... Parece que o autor da música fazia anos!! O motivo porque ela apareceu não é relevante, o que importa é que me fez pensar... Realmente temos que tentar sempre ver o lado bom das coisas... ou pelo menos o menos mau!!
E foi aí que me lembrei de "recordar" convosoco - pessoas sorridentes - a mensagem desta, já nossa conhecida música... e encontrei um video giro! Espero que consigam vê-lo!!

E lembrem-se: "Always look on bright side of life"
Cumprimentos sorridentes :-)

outubro 25, 2009

Ai, ai... D. Anabela de Malhadas! ...

A escrita não é bem a minha secção, neste blog. Mas não pude resistir!
Ouvi isto pela primeira vez hoje de manhã. Chegou-me num email. Ri-me tanto, tanto, tanto que quase rebentava.

Além disso, hoje matei um pombo na autoestrada... Por isso senti que tinha de fazer alguma coisa para conpensar. Algo que tornasse este mundo mais feliz e sorridente.

Enjoy...












(O player apenas funcina correctamente com o Internet Explorer. Se não conseguires ouvir, clica aqui para fazer o dowload da faixa áudio. É 100% seguro, podes confiar.)

outubro 23, 2009

Make up


Olá, malta! Estamos em época de mudança de visual... [daaa... sou bastante obvio, não sou?!...]
E o responsável sou eu... O que significa que se gostarem é a mim que têm que dar os presentes!
Se calhar já se tinham perguntado o que é que o meu nome fazia na lista de escritores se eu nunca cá ponho nada, não é?! ... Bom, é porque eu fui chamado para desenhar, não para falar! lol...

Para já, ficaremos com umas cores um pouco mais azulinhas e mais uniformes... O Azul da calma e da serenidade! :p
Nas próximas semanas, contudo, pode ser que isso ainda venha a mudar! Tenho quase a certeza que sim! lol...


Se puderes, ajuda-me! Coloca os teus comentários acerca da nova imagem do blog neste post... Podes começar pela primeira impressão relativamente à mudança... Depois vai por onde te levar a imaginação!

Um abraço, sorridente! :)

setembro 15, 2009

Tu podes...

"Se tu podes amar, porquê o ódio?
Se tu podes servir, porquê ausentar-te?
Se tu podes apoiar, porquê criticar?
Se tu podes pacificar, porquê ceder à violência?
Se tu podes ter fé, porque ainda duvidas e não crês?
Se tu podes amparar, porquê omitir-te?
Se tu podes ter amigos, porque semeias a discórdia?



Tu és um ser muito especial para Deus, não desprezes tal amor divino.
Não deixes que a tua tristeza vença a tua alegria, pois o sorriso que carregas contigo é a tua arma poderosa, porque tu... podes e deves ser FELIZ!!"

(Autor desconhecido)

Com certeza que alguns de vocês já viram isto em algum sitio... mas achei bonito para partilhar!!
Boa semana... Sempre a sorrir!!

julho 28, 2009

Sorriso... dom de Deus!

Olá... com um sorriso muito grande, para os que estão de férias... e para os que como eu vão passar o Verão a trabalhar!! :-)

Numa altura do ano como esta, em que os motivos para sorrir não faltam – porque estamos de férias (salvo seja), porque os nossos amigos e familiares estão de férias, porque há festas populares em todo o lado, porque a cor abunda em todas as coisas que nos rodeiam, em que tudo é pretexto para fazer um churrasco ou uma sardinhada... continua a existir muitos outros motivos para não o fazer! E é muitas vezes nas alturas em que a maioria das pessoas se diz feliz, ou aparenta estar mais feliz, é que aqueles que não têm tantos motivos para sorrir ainda se sentem mais sobrecarregados, escondem mais o sorriso, e alimentam mais a revolta interior... “porquê é os outros têm sorte, e eu não?” ou “porque é que estas coisas só me acontecem a mim?”... O ser humano é demasiado frágil e egoísta para aceitar a alegria dos outros sem questionar a sua própria sorte!! Como dizia a minha avó “a galinha da minha vizinha é sempre melhor do que a minha”... achamos sempre que estamos pior do que os outros à nossa volta!!

E a propósito disto, da homília de domingo guardei algo que me marcou – o Padre, poucos anos mais velho do que eu, a trabalhar em plenas férias, numa terra que não era a sua, sorria a todos com o coração, e questionava a assembleia “porquê acordar todos os dias para trabalhar, e para enfrentar chatices e routinas?? Porque é que Deus nos faz viver epidódios dolorosos, e nos faz sofrer? Porque é que temos que acordar para os viver? Porquê?? ... Porque tudo é um dom de Deus, e tudo devemos viver como sendo um dom que Ele nos deu – a vida, o trabalho, a saúde, até o sofrimento que nos faz pessoas mais fortes.” Ele dizia com um sorriso de quem vive na primeira pessoa o que estava a dizer – pois só quem aprendeu com Jesus a viver, tanto o que a vida tem de melhor, como o sofrimento, como dons de Deus, consegue sorrir e consegue partilhar!! Partilhar?? Sim! Porque os dons maiores que Deus nos podia ter dado, foram feitos para partilhar – a vida e o sorriso... Ninguém é feliz sozinho!!

Muitos sorrisos e partilhas este Verão!!

julho 02, 2009

junho 13, 2009

Porquê sorrir??

No outro dia, andava eu em arrumações... quando descobri um velho postal com uma fita cola amarelada... Este postal que em outros "tempos" esteve pendurado na parede tinha o desenho de uma menina muito sorridente e dizia assim:

"Sorri, sorri sempre.
Ainda que o teu sorriso seja triste!

Porque mais triste que o teu sorriso triste,
é a tristeza de não saber sorrir!"


Esse postal, dado por alguém, com o tempo perdeu destaque... mas o que é certo é que eu o guardei... e agora quiseram as "arrumações" que eu o encontrasse de novo!! E o poder da sua mensagem é suficiente para, não só o colar de novo na parede, como também para o partilhar convosco!!
Por isso, sorriam sempre!!

Um fim de semana sorridente para todos



junho 08, 2009

O tesouro mais precioso

No outro dia... Recebi um mail sobre o Amor! Aquele amor... que nos falta!

Tinha uma história tão bonita... Aqui vai:

Uma mulher velha e sábia fazia uma viagem através das montanhas quando, no leito de um rio, encontrou uma pedra preciosíssima.

No dia seguinte, continuando o seu caminho, deparou-se com um viajante que tinha fome. Para atender ao seu pedido de ajuda, a mulher abriu a bolsa para dividir com ele a comida. O homem deslumbrou-se com a visão da pedra e pediu à mulher que lha desse de presente, o que ela fez sem hesitar.

O viajante foi-se embora, rejubilando-se com a sua sorte... Aquela pedra poderia garantir-lhe segurança

e bem-estar por toda a sua vida.

Mas, alguns dias depois, ele voltou à procura da mulher... Ao encontrá-la entregou-lhe a pedra dizendo: “Pensei muito e sei bem o valor dessa pedra, mas venho devolvê-la. O que eu quero é algo muito mais precioso... Se for possível, me dê o que está dentro da senhora e que a fez capaz de entregar-me sem hesitação um tesouro como esse.”


Lindo, não é? :)


O amor... :)


Beijinhos

maio 19, 2009

Coragem...

Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões.A sua cama estava junto da única janela do quarto.O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas.Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres, famílias, das suas casas, dos seus empregos, dos seus aeromodelos, onde tinham passado as férias...E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava,passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que conseguia ver do lado de fora da janela.O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a actividade e cor do mundo do lado de fora da janela.A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes, chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos. Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vislumbrada no horizonte.Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava as pitorescas cenas.Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia apassar: Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a retratava através de palavras bastante descritivas.Dias e semanas passaram. Uma manhã,a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida, o homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia.Ela ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca.Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela que dava, afinal, para uma parede de tijolo!O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela.A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede. Talvez quisesse apenas dar-lhe coragem...

maio 07, 2009

Desilusão ou pro-vocação?

Na homilia da Missa Crismal deste ano, preparada pelo Santo Padre, temos uma síntese do significado do sacerdócio no contexto da vocação. Trata-se de uma homilia lindíssima, carregada de significado. Na realidade é um texto que nos ajuda a reentrar neste ministério com o olhar de Deus, e não apenas com o nosso olhar... É no fundo, um texto espiritual que ajuda os sacerdotes, ou aqueles que se preparam para o ser, a recuperar a força original deste sacramento tão rico na sua profundidade ontológica, sacramental,espiritual e teológica.
O sacerdote é aquele que morre de si próprio, apostando tudo o que é e tudo o que tem em detrimento da vontade de Deus. Neste aspecto, este corte com a vontade própria, supõe um corte nos próprios sonhos, nos próprios projectos... ou seja, é um desafio monumental que compreende uma vida inteira e que prevê a sua vivência no dia-a-dia com a tranquilidade própria de quem se deixa repousar no Senhor.
Este desafio pode ser levado na atitude a uma frustração, ou na sua compreensão, a uma compreensão provocatória. Quer isto dizer que por um lado, aquele que se propõe a esta caminhada, a esta aposta, investe tudo o que tem e deixa de lado os seus projectos podendo ver nisso uma certa frustração por não fazer apenas o que quer e o que idealiza; mas pode também assumir este desafio divino como uma provocação à sua realidade circunscrita à sua vontade e ao seu gosto, sendo que pode ser vista como caminho vocacional - daí que fale numa provocação.
De facto, não há como investir e arriscar e aceitar o desafio que Deus nos faz hoje, hic et nunc (aqui e agora).
Como acontece com o sacerdote, acontece com as mais diversas consagrações. Outro dado que o Santo Padre refere é que a consagração outra coisa não é, se não úma "devolução" a Deus do que Ele nos dá. Assim, consagrar um objecto ou alguém, é devolver ao Criador a obra criada... E é por essa doação de nós próprios que conseguiremos alcançar a santidade, num estado pleno de relação com Deus. Criados para a relação, só assim compreenderemos o mistério da nossa própria vocação...

abril 24, 2009

Susan Boyle... um caso interessante e emocionante...

Como foi bom ver a gravação do programa musical em Inglaterra que procura novos talentos!
Numa sociedade egoísta como é a nossa, e que sempre o foi, o aparecimento de Susan Boyle serviu como uma chamada de atenção. Uma senhora de 47 anos, desempregada, que vive somente com o seu gato num vilarejo para os lados da Escócia, parece ser uma senhora comum a quem ninguém dá especial atenção, porque também ninguém a dá a qualquer pessoa que não se mostre "especial".
Foi uma resposta ao cinismo que se vive hoje em dia.
Susan Boyle, aquela senhora tão simples e de aspecto tacanho, brilhou como uma estrela, qual super-nova que quando eclode não pode passar despercebida, pois tudo à sua volta é envolvido pela força da explosão. Ela sabia que ia ser uma surpresa, e aí assumiu o papel dos "pequeninos" de que fala Jesus: Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11,25).
A sua voz é de facto muito boa, e tem uma ressonância bastante desenvolvida, parecendo mesmo que já teve aulas. Depois de ouvir a sua apresentação fiquei espantado pois a sua versão é melhor que outras três versões que também ouvi no Youtube, executadas por cantoras de renome e que o fazem de forma profissional com orquestra. De facto, o programa realizou o objectivo: encontrar uma nova estrela. Seja ela capaz agora de brilhar e de nos dar o prazer de a tornar a ouvir.
Vide: Youtube - Susan Boyle Versão Completa Legendado

abril 22, 2009

O teu nome em japonês!

Olá Sorridentes!
Como estão?


Desde já, desculpem a minha ausência, mas esta coisa de ser estudante dá que falar...

Bem, estava hoje a ver os emails, (acho que ultimamente só ligo o computador para isso), e nem costumo abrir aqueles emails de "passar tempo", no entanto mandaram-me um que dizia, "O teu nome em Japonês" e achei piada, abri e sinceramente sorri com isso.. acho que nunca tive um nome tao engraçado...
O que eu vos proponho é que escrevam o vosso nome e deixem-no escrito em comentário, assim podemos todos saber, (e gozar eheheh)...

Bem, jovens, coragem para os que trabalham e estudam (e para os que nada fazem), nada de desanimar, é sempre a andar para a frente, ao cair, toca a levantar =D e como sempre, tudo isto a SORRIR!!!!

Um bom resto de semana,

A vossa amiga

ZUKAMIKITOCHIKA

(isto cabe no cartão de cidadão?)

abril 13, 2009

Cristo ressuscitou! Aleluia, Aleluia!


Não sei se esta boa nova chegou à tua terra e até ecoou pelas suas ruas, o certo é que esta foi a grande notícia que, um bocadinho por todo o lado, se ouviu neste fim-de-semana: Cristo ressuscitou, Aleluia, Aleluia!
E agora, neste momento, é chegada a hora de partilhar contigo esta grande novidade, e de encher com a nossa voz as "milhentas" ruas da Internet. Se pensarmos bem, não é uma novidade assim tão nova, há já muitos e muitos anos que esta notícia é divulgada. Mas, se pensarmos ainda melhor, perceberemos que não encontramos em jornal algum, uma notícia tão actual e que nos diz tanto.
A palavra "Páscoa" significa passagem: a passagem do povo de Israel pelo mar vermelho fugindo do Egipto; a passagem de Jesus da morte para a Vida, mas não só isso. Muito mais que o seu sentido histórico, a realidade "Páscoa" é actual, pessoal e humana. Assim, não é só a memória da passagem do povo de Israel da escravidão para a liberdade, mas a nossa própria libertação de todas as tristezas e angústias para a alegria e para a felicidade. Não é só a memória da vitória de Jesus sobre a morte que aconteceu num determinado período histórico, mas a nossa própria vitória, com Ele, no nosso hoje e na nossa vida.
Num tempo de crise, de decepção, de tristeza e de opressão, nós anunciamos uma grande vitória que vem, de uma vez por todas, destruir todas estas opressões que não nos deixam ser felizes. Não é só uma mensagem de esperança, é uma mensagem de amor. Não são só palavras históricas, mas é um anuncio vivo. Não se anuncia um grande evento apenas, mas anuncia-se a Vitória da Vida!

Alegria! Jesus que morreu, ressuscitou, está vivo! E a sua presença não é indiferente! Ele está ao teu lado, está ao nosso lado! Tu podes contar com ele: deixa que Ele faça parte da tua vida! Assim, acontecerá a verdadeira Páscoa: a tua Páscoa! A passagem da tristeza para a alegria, do egoísmo para o amor. E o quanto não vale um sorriso neste caminho. Ele poderá ser o princípio deste longo caminho, aquela mensagem de coragem que nos enche de força e de vida, como pode ser aquela magnifica mensagem de boas vindas que recebemos quando finalmente chegamos à outra margem. E que conforto nos dá esse sorriso!
Já alguma vez conseguiste explicar todos os sorrisos que nascem por onde passas? Não sei se algum dia pensaste sobre cada um deles... Mas, certamente que te recordas o quão bem te sentes sempre que os recebes!

Por isso, meu amigo e minha amiga, alegria! Sorri, por favor, porque Jesus vive! (e já agora, porque eu estou aqui contigo, mesmo agora, a falar contigo! :D) Não é fantástico?

Como disse muitas e muitas vezes: uma boa páscoa! (agora sem qualquer cumprimento! lol)

abril 11, 2009

Perdão - Sábado - Semana Santa - 4 minutos de oração na Quaresma

"Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”

Mateus 18, 21-22

abril 10, 2009

Compaixão – Sexta-feira da Paixão

1º texto
“Arrebatavam-me os espetáculos teatrais, cheios de imagens das minhas misérias e de alimento próprio para o fogo das minhas paixões. Mas porque quer o homem compadecer-se, quando presencia cenas dolorosas e trágicas, se de modo algum deseja suportá-las? Todavia, o espectador anseia por sentir esse sofrimento que, afinal, para ele constitui um prazer. Que é isto senão uma completa loucura? Com efeito, tanto mais cada um se comove com tais cenas quanto menos curado se acha de tais afectos (insalubres). Mas ao sofrimento próprio chamamos ordinariamente desgraça, e à comparticipação com as dores alheias, compaixão. Que compaixão é essa em assuntos fictícios e cénicos, se não induz o espectador a prestar auxílio, mas somente o convida à angústia e a comprazer o dramaturgo na proporção da dor que experimenta? E se aquelas tragédias humanas, antigas ou fingidas, se representam de modo a não excitarem a compaixão, e o espectador retira-se enfastiado e criticando. Pelo contrário, se se comove, permanece atento e chora de satisfação.
Amamos, portanto, as lágrimas e as dores. Mas todo o homem deseja o gozo. Ora, ainda que a ninguém agrade ser desgraçado, apraz-nos, contudo, ser compadecidos. Não gostaremos nós dessas emoções dolorosas pelo único motivo de que a compaixão é companheira inseparável da dor? A amizade é a fonte destas simpatias.”

Santo Agostinho, in Confissões
2º texto
“E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.”
Mateus 9, 36

abril 09, 2009

Entrega – Quinta-feira Santa

1º texto

“Enquanto celebravam a ceia, Jesus, sabendo perfeitamente que o Pai tudo lhe pusera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura. Chegou, pois, a Simão Pedro. Este disse-lhe: «Senhor, Tu é que me lavas os pés?» Jesus respondeu-lhe: «O que Eu estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás-de compreendê-lo depois.» Disse-lhe Pedro: «Não! Tu nunca me hás-de lavar os pés!» Replicou-lhe Jesus: «Se Eu não te lavar, nada terás a haver comigo.» Disse-lhe, então, Simão Pedro: «Ó Senhor! Não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!» Respondeu-lhe Jesus: «Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.» Ele bem sabia quem o ia entregar; por isso é que lhe disse: ‘Nem todos estais limpos’. Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me ‘o Mestre’ e ‘o Senhor’, e dizeis bem, porque o sou. Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também. Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia.”

João 13,3-16
2º texto

Terás sempre apenas aquilo que tiveres doado!

Marcial, in Epigramas

Paciência - Quarta-feira - 4 minutos de oração na Quaresma

1º texto


A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afectar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas; tais injúrias não poderão afectar a tua mente.

Leonardo da Vinci, in Pensieri

2º texto


Disse-lhes, também, a seguinte parábola: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar frutos, mas não os encontrou. Disse ao encarregado da vinha: ‘Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não o encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra?' Mas ele respondeu: ‘Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. Se der frutos na próxima estação, ficará; se não, poderás cortá-la.”

Lucas 13, 6-9