maio 07, 2009

Desilusão ou pro-vocação?

Na homilia da Missa Crismal deste ano, preparada pelo Santo Padre, temos uma síntese do significado do sacerdócio no contexto da vocação. Trata-se de uma homilia lindíssima, carregada de significado. Na realidade é um texto que nos ajuda a reentrar neste ministério com o olhar de Deus, e não apenas com o nosso olhar... É no fundo, um texto espiritual que ajuda os sacerdotes, ou aqueles que se preparam para o ser, a recuperar a força original deste sacramento tão rico na sua profundidade ontológica, sacramental,espiritual e teológica.
O sacerdote é aquele que morre de si próprio, apostando tudo o que é e tudo o que tem em detrimento da vontade de Deus. Neste aspecto, este corte com a vontade própria, supõe um corte nos próprios sonhos, nos próprios projectos... ou seja, é um desafio monumental que compreende uma vida inteira e que prevê a sua vivência no dia-a-dia com a tranquilidade própria de quem se deixa repousar no Senhor.
Este desafio pode ser levado na atitude a uma frustração, ou na sua compreensão, a uma compreensão provocatória. Quer isto dizer que por um lado, aquele que se propõe a esta caminhada, a esta aposta, investe tudo o que tem e deixa de lado os seus projectos podendo ver nisso uma certa frustração por não fazer apenas o que quer e o que idealiza; mas pode também assumir este desafio divino como uma provocação à sua realidade circunscrita à sua vontade e ao seu gosto, sendo que pode ser vista como caminho vocacional - daí que fale numa provocação.
De facto, não há como investir e arriscar e aceitar o desafio que Deus nos faz hoje, hic et nunc (aqui e agora).
Como acontece com o sacerdote, acontece com as mais diversas consagrações. Outro dado que o Santo Padre refere é que a consagração outra coisa não é, se não úma "devolução" a Deus do que Ele nos dá. Assim, consagrar um objecto ou alguém, é devolver ao Criador a obra criada... E é por essa doação de nós próprios que conseguiremos alcançar a santidade, num estado pleno de relação com Deus. Criados para a relação, só assim compreenderemos o mistério da nossa própria vocação...

1 comentário:

  1. "... e que prevê a sua vivência no dia-a-dia com a tranquilidade própria de quem se deixa repousar no Senhor." Acho que esta é verdadeiramente a solução para todos nós sermos felizes - repousar no Senhor!!
    Obrigada mais uma vez pela tua partilha!! Parabéns!! Gosto muito dos teus textos!!

    Abraço sempre a :-)

    ResponderEliminar

«Faz-me sorrir: surpreende-me!»

Related Posts with Thumbnails