fevereiro 04, 2009

O sorriso das crianças...

Temos já muito escrito sobre a importânica do sorriso... e de como um gesto tão simples pode fazer a diferença... E a verdade é que faz, e eu sou uma defensora assumida do sorriso... mas continuo a interrogar-me sobre a origem deste gesto!
Às vezes penso nele como um "acto reflexo", quase como quando afastamos rapidamente a mão de um objecto quente, em que o gesto é tão rápido, que o estímulo que nos faz afastar a mão do objecto nem é processado ao nível do Sistema nervoso central. Com isto quero dizer que existem situações em que sorrimos sem pensar previamente se o devemos fazer ou não... algo nos faz sorrir, e nós sorrimos e pronto!! Mas a verdade, é que se há situações destas, outras há em que não acontece bem a mesma coisa, e em que "processamos" bastante a informação até obter a resposta que é o sorriso.
E isto faz-me pensar se de facto o sorriso é um acto espontâneo ou premeditado, ou será que pode ser os dois, ou nenhum... em que confusão me estou a meter!?
Mas, à parte das confusões, esta questão do sorriso leva-me a pensar nas crianças, e no seu sorriso!!

Se pensarmos bem, os bébes ainda antes de saberem fazer mais do que os simples actos inatos de sobrevivência como mamar, dormir e chorar quando têm fome ou precisam da fralda mudada (fala a voz de uma tia de 2 sobrinhos... lindos, diga-se de passagem :-)), começam a esboçar os primeiros sorrisos quando vêem uma cara conhecida que lhes sorri também... curioso, não? Leva-me a pensar que estes primeiros sorrisos ou são inatos, ou também uma questão de sobrevivência!! (Esta última dava um óptimo título para um próximo post)
Até a dormir, os
bébes com poucos dias de vida esboçam sorrisos! E agora saber porquê... Será que já sonham com praias de areia branca ou gelado de chocolate?? :-)

Mas o que é certo, é que à medida que vão crescendo, as crianças mostram-nos que o sorriso é uma coisa "cara"... e que se não estão "para aí viradas" não nos fazem boa cara, e não há nada que possamos fazer, a não ser que... sejamos pessoas pacientes e com imaginação suficiente para lhes dar a volta... e aí, ao fim de algum tempo, de muitas "macacadas", e de parecer que as crianças somos nós, lá conseguimos o maravilhoso sorriso de uma criança. E eu atrevo-me a dizer que este é o verdadeiro sorriso, porque uma certeza eu tenho: as crianças são as únicas que não sorriem só porque sim, ou por educação... o delas é absolutamente sincero e de coração!!
E acreditem, que apesar de ser um grande mistério, é também um grande remédio... conseguir um sorriso de uma criança faz-me sentir uma pessoa melhor e acreditar que no mundo em que vivemos ainda existe esperança...
Vamos todos sorrir como as crianças... com o coração!!
Boa semana sorridente para todos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Faz-me sorrir: surpreende-me!»

Related Posts with Thumbnails