Olá... com um sorriso muito grande, para os que estão de férias... e para os que como eu vão passar o Verão a trabalhar!! :-)
Numa altura do ano como esta, em que os motivos para sorrir não faltam – porque estamos de férias (salvo seja), porque os nossos amigos e familiares estão de férias, porque há festas populares em todo o lado, porque a cor abunda em todas as coisas que nos rodeiam, em que tudo é pretexto para fazer um churrasco ou uma sardinhada... continua a existir muitos outros motivos para não o fazer! E é muitas vezes nas alturas em que a maioria das pessoas se diz feliz, ou aparenta estar mais feliz, é que aqueles que não têm tantos motivos para sorrir ainda se sentem mais sobrecarregados, escondem mais o sorriso, e alimentam mais a revolta interior... “porquê é os outros têm sorte, e eu não?” ou “porque é que estas coisas só me acontecem a mim?”... O ser humano é demasiado frágil e egoísta para aceitar a alegria dos outros sem questionar a sua própria sorte!! Como dizia a minha avó “a galinha da minha vizinha é sempre melhor do que a minha”... achamos sempre que estamos pior do que os outros à nossa volta!!
E a propósito disto, da homília de domingo guardei algo que me marcou – o Padre, poucos anos mais velho do que eu, a trabalhar em plenas férias, numa terra que não era a sua, sorria a todos com o coração, e questionava a assembleia “porquê acordar todos os dias para trabalhar, e para enfrentar chatices e routinas?? Porque é que Deus nos faz viver epidódios dolorosos, e nos faz sofrer? Porque é que temos que acordar para os viver? Porquê?? ... Porque tudo é um dom de Deus, e tudo devemos viver como sendo um dom que Ele nos deu – a vida, o trabalho, a saúde, até o sofrimento que nos faz pessoas mais fortes.” Ele dizia com um sorriso de quem vive na primeira pessoa o que estava a dizer – pois só quem aprendeu com Jesus a viver, tanto o que a vida tem de melhor, como o sofrimento, como dons de Deus, consegue sorrir e consegue partilhar!! Partilhar?? Sim! Porque os dons maiores que Deus nos podia ter dado, foram feitos para partilhar – a vida e o sorriso... Ninguém é feliz sozinho!!
Muitos sorrisos e partilhas este Verão!!